Alimento saudável contra gripe e resfriado

Contra gripe e resfriado: existem alimentos que aumentam a imunidade?

A gripe e o resfriado são doenças respiratórias muito comuns, provocadas por vírus que causam infecções agudas no trato respiratório superior. A gripe sozinha é responsável por mais de um bilhão de casos de infecções por ano e gera entre 300 e 500 mil mortes. [1] Muito se fala na alimentação como uma forma de aumentar a resposta imunológica contra essas e outras doenças, mas será que realmente existem alimentos que aumentam a imunidade? [2] Para entender melhor, saiba quais são os micro-organismos responsáveis por estas condições e descubra como preveni-las e como manter a imunidade alta.

O que são a gripe e o resfriado?

Muitas pessoas acreditam que o resfriado e a gripe são a mesma coisa, mas se tratam de doenças diferentes. Ambas são provocadas por vírus, mas eles são distintos, assim como os sintomas de cada uma das doenças. A gripe é provocada pelo vírus influenza e tem três variações: A (que inclui a H1N1 e H3N2), B e C, mas apenas A e B têm relevância para os humanos [3]. Já o resfriado pode ser provocado por diversos vírus, sendo o rinovírus o mais comum [4] e tem manifestação clínica menos intensa que a gripe.Acredita-se que a gripe atinja até 9% da população mundial anualmente e seus principais sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, congestão nasal ou coriza, dor no corpo, perda do apetite e fadiga. [3] [1] No caso do resfriado, os sintomas mais comuns são a congestão nasal, coriza, espirros, dor de garganta e tosse [5].

Quais alimentos podem ajudar a aumentar a imunidade?

Uma estratégia para se proteger dessas doenças e, caso aconteça o contágio, reduzir a intensidade e duração dos sintomas é manter o sistema imunológico forte e ativo. Para isso, é preciso fornecer todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado das células de defesa e isso se dá principalmente pela dieta ou pela suplementação de nutrientes e probióticos [6]. Veja abaixo alguns nutrientes que podem estar associados ao fortalecimento do sistema imunológico:

- Vitamina C: o uso regular pode proporcionar uma leve redução da duração e intensidade dos sintomas do resfriado [6]. São fontes de vitamina C as frutas cítricas, morango, tomate, brócolis, nabo, couve-de-bruxelas e pimentas vermelhas e verdes. [7]

- Probióticos: mostraram ser superiores ao placebo na redução do número de episódios de infecções agudas do trato respiratório superior e redução do uso de antibióticos. [6]. Podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados, mas também estão disponíveis em cápsulas.

- Zinco: administrado pela via oral, pode reduzir a duração e gravidade dos sintomas do resfriado [6]. São fontes naturais de zinco: o feijão, gema de ovo, frutos do mar, castanha de caju e amendoim.

Como se prevenir contra a gripe e o resfriado?

A melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacina. Anualmente são realizadas campanhas de vacinação, principalmente para a população mais vulnerável - como os idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Já para o resfriado não há vacina e, como a contaminação acontece pelo contato com partículas de saliva ou secreção de pessoas infectadas ou pelo toque nos olhos e boca após a contaminação das mãos. [5] é importante evitar o contato com pessoas doentes e lavar as mãos com frequência. [8]

TAGS : Alimentação saudável, Novalgina

Matérias relacionadas

  • Imagem de uma sopa saudável | Miniatura | Pronto Passou
    alimentação saudável
    2021-04-22DD.MM.YY
    Quais alimentos podem ajudar na recuperação de um resfriado?
  • Mulher praticando atividades física | Miniatura | Pronto Passou
    atividade física
    2021-04-14DD.MM.YY
    A falta de atividades físicas pode prejudicar a imunidade?
  • Imagem com vários alimentos | Miniatura | Pronto Passou
    alimentação saudável
    2021-02-08DD.MM.YY
    Como manter a alimentação saudável na quarentena