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Como aliviar o estresse? Descubra as melhores formas!

O estresse emocional é uma reação do corpo diante de situações que ameaçam o equilíbrio interno do organismo. Esse desequilíbrio pode ser causado por uma variedade de agentes estressores, como traumas, desgastes relacionados ao trabalho e doenças recém-descobertas. [1] Como consequência, o corpo responde com irritabilidade, desmotivação e comprometimento da produtividade. [2] Além disso, no longo prazo, situações prolongadas de estresse no trabalho ou mesmo em casa podem causar danos aos tecidos e levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. [1]

Para evitar prejuízos à saúde, é importante entender de que maneira os eventos estressores afetam o organismo e descobrir como aliviar o estresse. Confira!

Como aliviar o estresse?

A psicóloga e especialista em teoria psicanalítica Pâmmela Lobo aponta algumas estratégias para manter a mente estável e evitar o estresse emocional:

  • Buscar o sentido do seu trabalho, pois é preciso reconhecer que a sua ocupação é importante;
  • Organizar o tempo e estabelecer prioridades;
  • Tentar manter um equilíbrio entre responsabilidades diárias e atividades que trazem prazer individual;
  • Aprender a dizer não quando as demandas são excessivas para prevenir a sobrecarga;
  • Realizar atividades que liberam endorfina, como a prática de exercícios físicos;
  • Reservar tempo e espaço para atividades de lazer.

Além dessas dicas, a prática de mindfulness é uma abordagem eficaz no alívio do estresse emocional e tem despertado o interesse de pesquisadores da área da saúde. Essa técnica explora a capacidade de observação e controle das emoções e dos pensamentos à medida que eles surgem, buscando uma concentração sobre o momento presente e um melhor gerenciamento emocional. Para isso, os praticantes aprendem técnicas de meditação e respiração e exercícios inspirados no yoga. [3]

O que acontece com o corpo quando estamos estressados?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". [4] Por isso, é preciso se atentar ao surgimento do estresse emocional e de suas consequências na qualidade de vida. [2]

As respostas do organismo ao estresse se dão em três fases:

1ª fase - alarme: esse estágio é considerado positivo para o indivíduo, pois nele é obtida a ansiedade necessária para adaptar-se à situação estressante. [5]

2ª fase - resistência: se o estresse não cessar, o organismo irá resistir ao desgaste sofrido. Caso a pessoa tenha energia para enfrentar a situação, ela irá se recuperar e sair da fase de estresse. Caso contrário, a reação pode avançar para o estágio mais drástico. [5]

3ª fase - exaustão: nesse momento, ocorre desequilíbrio interior de forma mais acentuada. É comum que os indivíduos na fase de exaustão apresentem impulsividade e tomem decisões equivocadas por conta da alta carga estressora. Nestes casos, o estresse já pode ser considerado uma patologia e deve ser tratado como tal. [5]

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Referências:

[1] Schneiderman N, Ironson G, Siegel SD. Stress and Health: Psychological, Behavioral, and Biological Determinants. Annu Rev Clin Psychol. 2005; 1: 607-628. - Consultado em 23/12/2020
[2] Sadir MA, Bignotto MM, Lipp MEN. Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paidéia (Ribeirão Preto) Jan. /Apr. 2010; 20(45): 73-81. - Consultado em 23/12/2020
[3] Worthen M, Cash E. Stress Management. StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan. - Consultado em 23/12/2020
[4] da Costa CB, Limberger J, Frantz MF. Processos de saúde-doença: diálogos entre as teorias psicanalítica, cognitivo-comportamental e sistêmica. Rev. SPAGESP. Jul./dez. 2020; 21(2): 111-125. - Consultado em 23/12/2020
[5] Malagris LEN, Suassuna ATR, Bezerra DV, Hirata HP, Monteiro JLF, da Silva LR, et al. Níveis de estresse e características sócio biográficas de alunos de pós-graduação. Psicol. rev. (Belo Horizonte). Abr 2009; 15(2): 184-203. - Consultado em 23/12/2020

MAT-BR-2100026

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