Mulher ouvindo música e relaxando em casa

Estresse: quais práticas podem te ajudar a relaxar ao chegar em casa depois de um dia tenso no trabalho?

Um dia longo de trabalho é estressante, não é? A correria é tão intensa que, em muitos casos, nem ao chegar em casa você consegue se livrar do estresse acumulado no expediente. Para se desligar do trabalho depois de um dia tenso, listamos algumas práticas que podem te ajudar a pisar no freio e desestressar.

Tente controlar o uso do celular no dia a dia

A ciência comprova: a tecnologia estressa. Isso se deve ao fluxo imenso de informações que recebemos ao mesmo tempo ao nos conectarmos. Além disso, seu celular pode estar recheado de compromissos de trabalho, como agenda, reuniões, e-mails e mensagens não respondidas. O uso do smartphone já está sendo tratado como uma espécie de “vício” [1], por isso é importante tentar se desconectar o máximo possível para poder relaxar.

Meditação ajuda a controlar o estresse

Meditar é uma prática muito adotada para quem está sempre correndo e precisa de um tempo para si mesmo. Além de trabalhar a respiração, o que é muito importante para relaxar corpo e mente, a meditação faz com que você libere os pensamentos de um dia inteiro e deixe a sua mente mais limpa e clara. Você pode simplesmente deixar os pensamentos irem e virem, ou adotar um mantra meditativo, mas o importante mesmo é tentar se desligar do mundo exterior. [2]

Chás podem ajudar no relaxamento

O ato de tomar um chá é conhecido por ser relaxante por si só, já que a sensação de uma bebida quente é reconfortante. Além disso, alguns chás, como a camomila [3], são naturalmente tranquilizantes e causam um efeito relaxante no organismo.

Ouvir suas músicas preferidas é importante para aliviar o estresse

Muita gente diz que a música relaxa - e é verdade. As ondas sonoras são capazes de mexer com os nossos sentidos, podendo aumentar ou diminuir inclusive a frequência dos batimentos cardíacos. Para desestressar, ouça músicas que lhe deem prazer, das que você gosta de verdade. [4] Se precisar de energia depois de um dia exaustivo, aposte em uma trilha bem agitada; se o dia foi só correria e você precisa dar uma acalmada, dê o play em algo mais tranquilo.

Ter uma boa rotina de sono é fundamental

Uma noite mal dormida pode causar efeitos desagradáveis no dia seguinte, como irritabilidade e falta de concentração. Para combater o estresse, é essencial dormir bem, preferencialmente 8h por dia. [5] Para não sofrer com a insônia causada por um dia tenso, prepare o quarto: desligue a TV, demais aparelhos eletrônicos e escureça o ambiente.

ZINC: SABR.CDOC.20.01.0065

TAGS : Anti Estresse

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