Homem demonstrando estresse no trabalho

Estresse no trabalho? Saiba a importância de pausas para descansar entre as atividades

Você sofre com o estresse no trabalho? Pode acreditar, você não está sozinho enfrentando essa correria bem comum do dia a dia. Embora muita gente veja como frescura ou até o ignore, o estresse que vem das pressões e sobrecargas do trabalho pode reduzir a sua produtividade [1] e ainda causar problemas sérios à saúde [2] [3]. Por isso, é muito importante que você faça algumas pausas durante as atividades e, adivinhe?! Isso vai servir até mesmo para trabalhar melhor.

Trabalhar em excesso faz você ficar menos produtivo

Já ouviu aquele famoso ditado de que nada em excesso é bom? Por mais que pareça estranho, trabalhar demais pode gerar um desempenho ruim e uma baixa produtividade. Isso porque um dos efeitos do estresse é a dificuldade de concentração e frequentes lapsos de memória. [1] Caso não haja alguma pausa entre as atividades, o funcionário estressado erra com mais frequência, tem mais problemas de saúde que o afastam do trabalho ou reduzem sua produtividade e, consequentemente, é menos ativo.[1] [2]

Estresse no trabalho pode causar dor de cabeça e nas costas

O estresse é uma doença de origem emocional, mas que pode ter uma repercussão física relevante e muito incômoda. [2] Dentre os sintomas físicos relacionados ao estresse, podemos mencionar a dor nas costas e no pescoço (por conta da tensão acumulada nos músculos) e dores de cabeça, as chamadas cefaleias tensionais [2] (devido a alterações musculares no couro cabeludo, face e pescoço). Outros sintomas do estresse podem ser dores de estômago, fadiga e até mesmo queda de cabelo.

Doenças como depressão, gastrite e hipertensão podem vir a longo prazo

A longo prazo, o estresse pode gerar problemas crônicos se não for tratado corretamente. O indivíduo cronicamente estressado pode desenvolver depressão, ansiedade, gastrite e até hipertensão. Além disso, pode sofrer com problemas emocionais que podem dificultar o seu relacionamento social e familiar, possivelmente comprometendo ainda mais a sua vida no trabalho e gerando um verdadeiro círculo vicioso.[3]

Dê um jeito de descansar

Bote o seu descanso como prioridade! Pode ser 5 ou 10 minutos, mas dê um tempo para você e não pense no trabalho por esse curto período. A autocobrança excessiva também é negativa e causa estresse, por isso, é importante entender os seus limites e quando é a hora certa para parar ou delegar a tarefa para outro colega. [3] O importante é respirar e manter a mente saudável!

ZINC: SABR.CDOC.20.01.0065

TAGS : Anti Estresse

Matérias relacionadas

  • Homem extremamente estressado | Miniatura | Pronto Passou
    antiestresse
    2021-04-14DD.MM.YY
    Quais são os efeitos do estresse elevado na qualidade de vida?
  • o-que-e-estresse-saiba-tudo-sobre-esse-mecanismo-do-corpo-que-pode-causar-problemas
    antiestresse
    2021-03-30DD.MM.YY
    O que é estresse? Saiba tudo sobre esse mecanismo do corpo que pode causar problemas!
  • Estresse diario quais as consequencias
    antiestresse
    2021-03-23DD.MM.YY
    Estresse diário: quais as consequências a longo prazo desse problema?