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A falta de atividades físicas pode prejudicar a imunidade?

Algumas doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, são ligadas, em parte, ao sedentarismo. Além disso, a falta de exercícios físicos também está associada a uma maior propensão a infecções, já que o sedentarismo também está relacionado à imunidade baixa [1]. Mas como o exercício físico influencia o sistema imunológico? Como aumentar a imunidade? Descubra!

Entenda a relação entre a falta de atividades físicas e imunidade baixa

Estudos realizados com idosos apontam que a prática de exercícios de intensidade moderada promove, no longo prazo, o avanço da resposta imune. Isso se deve ao aumento da produção e funcionalidade de células Th1, que são estimuladas pela atividade física. Essas células são responsáveis por prevenir infecções, principalmente as causadas por microrganismos intracelulares. [1]

Além do reforço na imunidade, a prática de atividades físicas é importante no controle e prevenção de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2. Como o sedentarismo impacta em um mau funcionamento da captação da glicose para os tecidos (como os músculos), os exercícios são muito importantes para garantir o bom funcionamento do organismo, especialmente na regulagem de glicogênio, uma valiosa reserva de energia do organismo [2].

Como aumentar a imunidade?

Além da prática regular de atividades físicas, outro fator importante para combater a baixa imunidade é ter uma nutrição adequada. Entre os nutrientes e minerais frequentemente relacionados com o fortalecimento das defesas do corpo, destacam-se o ferro, zinco e vitaminas C, A e D. Ao fortalecer a imunidade, essas vitaminas e minerais também contribuem para a melhora na qualidade de vida dos indivíduos. [3]

Descubra onde encontrar os nutrientes relacionados à imunidade:

  • Ferro: as principais fontes de ferro são as carnes vermelhas e vísceras, como fígado;
  • Zinco: presente em alimentos como peixes, aves, feijões e cereais integrais;
  • Vitamina A: encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, peixe, leite e derivados, mas também pode ser absorvida pelo consumo de vegetais ricos em carotenoides, como tomate e a cenoura;
  • Vitamina D: pode ser encontrada na gema de ovo e no óleo de peixe, mas sua síntese no organismo depende da exposição solar;
  • Vitamina C: encontrada principalmente em frutas e hortaliças; [3][4]

Exercício físico em casa como aliado da imunidade durante a pandemia

O isolamento social provocado pela pandemia da covid-19 impactou o bem-estar dos indivíduos, especialmente aqueles que já tinham a saúde mental comprometida anteriormente. Nesse sentido, as atividades físicas podem ajudar na melhora tanto das condições mentais quanto físicas das pessoas que estão em quarentena, já que existem evidências de que o exercício seja eficaz no alívio dos sintomas de diversos transtornos mentais. [5]

Diante disso, o exercício físico em casa é uma forma de se manter ativo mesmo em tempos de distanciamento social. Além de romper a estagnação que pode surgir em meio a uma pandemia, aulas de exercícios online podem ser uma alternativa para fortalecer o sistema imune, se prevenir de doenças crônicas e ajudar a manter a saúde mental em dia sem sair de casa. [1][2][5]

TAGS : Atividade Física, Bem-Estar, Alimentação SaudávelDorlfex, Baixa Imunidade

Referências:

[1] Terra R, Silva SAG, Pinto VS, Dutra PML. Efeito do exercício no sistema imune: resposta, adaptação e sinalização celular. Rev Bras Med Esporte. Mai/Jun 2012. 18(3): 208-214. - Consultado em 10/02/2021
[2] Gualano B, Tinucci T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. Dez 2011. 25:37-43. - Consultado em 11/01/2021
[3] Biasebetti MBC, Rodrigues ID, Mazur CE. Relação do consumo de vitaminas e minerais com o sistema imunitário: uma breve revisão. Visão Acadêmica. Jan-Mar 2018. 19(1): 130-136. - Consultado em 11/021/2021
[4] Bueno AL, Czepielewski MA. Micronutrientes envolvidos no crescimento. Rev. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2007;27(3):47-56. - Consultado em 11/01/2021
[5] Diamond R, Waite F. Physical activity in a pandemic: A new treatment target for psychological therapy. Psychol Psychother. 2020 Jun 25 - Consultado em 11/01/2021

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