Mulher deitada em sua cama com um relógio perto simbolizando insônia | Banner | Pronto Passou

Qual é a importância de um bom sono para o bem-estar geral?

A baixa qualidade do sono é um problema que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. [1] Uma pesquisa observou a presença de problemas do sono em 56% da população dos EUA, 31% da Europa Ocidental e em 23% dos japoneses. [2] No Brasil, uma amostra constatou que o sono de má qualidade foi mais incidente em mulheres, pessoas com idade entre 40 a 59 anos, migrantes e em indivíduos que não trabalham. [1] Mas qual é a importância de um bom sono para o bem-estar geral? Você já ouviu falar em higiene do sono? Confira!

A importância do sono para o organismo

O sono é essencial para o organismo pois permite a atividade de funções vitais para a saúde, como a conservação de energia, a capacidade cognitiva e a resposta imunológica. [3] Além disso, no momento em que o corpo adormece, ocorre a restauração física que protege o ser humano do desgaste natural das horas acordadas. [4]

Por isso, o sono insuficiente está relacionado a prejuízos para o bem-estar físico e mental, que incluem queda na motivação e no funcionamento cognitivo, além do risco de desenvolver doenças crônicas como hipertensão e diabetes. [5]

Em alguns casos, os problemas com sono são causados pela insônia. Dificuldades para adormecer ou permanecer dormindo ao longo da noite são alguns dos principais sintomas de insônia, doença que causa sérias reduções na qualidade de vida, com queda da produtividade no trabalho, maior número de faltas e maior suscetibilidade a acidentes. [6]

Higiene do sono e o impacto na qualidade do sono

Em virtude dos efeitos que um sono ruim pode causar às atividades diárias e à saúde, especialistas apostam na chamada higiene do sono, uma tática usada para manter um bom sono durante a noite. Foi originalmente desenvolvida para o tratamento de insônia leve a moderada e consiste na adoção de hábitos que podem melhorar a qualidade do sono. [5]

Os hábitos defendidos na higiene do sono incluem praticar atividades físicas com regularidade, eliminar ruídos no ambiente, evitar o consumo de álcool e cafeína e evitar cochilos durante o dia. Essas recomendações podem ser úteis para a população em geral por serem acessíveis. [5]

No entanto, cada indivíduo deve avaliar a correlação entre as suas condições específicas e as recomendações da higiene do sono. Por meio de uma análise individual e com a ajuda médica, é possível identificar quais comportamentos são gatilhos para a perturbação do sono e, assim, adotar estratégias que ajudem a ter um bom sono. [5]

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Referências:

[1] Barros MBA, Lima MG, Ceolim MF, et. al. Qualidade do sono, saúde e bem-estar em estudo de base populacional. Rev. Saúde Pública 2019; vol .53. Epub 30-Set-2019 - Consultado em 16/12/2020
[2] Léger D, Poursain B, Uchiyama M. An international survey of sleeping problems in the general population. Curr Med Res Opin Janeiro de 2008; 24 (1): 307-17. - Consultado em 16/12/2020
[3] Zielinski MR, McKenna JT, McCarley RW. Functions and Mechanisms of Sleep. AIMS Neurosci. 2016; 3(1): 67-104. - Consultado em 16/12/2020
[4] Rios ALM, Peixoto MFT, Senra VLF. Transtornos do sono, qualidade de vida e tratamento psicológico. Governador Valadares. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Vale do Rio Doce, 2008. Monografia apresentada como requisito parcial a obtenção do grau de bacharel em Psicologia. - Consultado em 16/12/2020
[5] Irish LA, Kline CE, Gunn HE, et. al. The Role of Sleep Hygiene in Promoting Public Health: A Review of Empirical Evidence. Sleep Med Rev. 2015, agosto; 22: 23–36. - Consultado em 16/12/2020
[6] Roth T. Insomnia: Definition, Prevalence, Etiology, and Consequences. Journal of Clinical Sleep Medicine. 2007 Aug 15; 3(5 Suppl): S7–S10. - Consultado em 17/12/2020

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