Mulher escorada no vaso sanitário sentindo fortes dores de cabeça e enjoo | Sanofi

Dor de cabeça e enjoo são sinais de enxaqueca?

Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca a descrevem como uma dor de intensidade variável e que pode causar incapacitação, impedindo de fazer até mesmo as coisas mais simples. Dor de cabeça, náuseas e outros sintomas costumam caracterizar um quadro de enxaqueca [1], que pode se manifestar também de forma crônica. Quer saber quais mais sobre a enxaqueca? Confira!

Dor de cabeça tensional ou enxaqueca: qual a diferença?

A dor de cabeça tensional é bastante comum: cerca de um em cada dois adultos já sentiu este sintoma no espaço de tempo de um ano [2]. Ela é conhecida por ser esparsa e bilateral, de intensidade leve a moderada, e geralmente dura pouco tempo. Já a enxaqueca é uma dor de cabeça unilateral, pulsante e latejante, moderada ou intensa e que pode ser incapacitante. Quem está em uma crise de enxaqueca geralmente apresenta fotofobia e fonofobia (hipersensibilidade à luz e aos sons), náusea ou vômito [1].

Por que a enxaqueca acontece?

Ainda não são conhecidas com clareza as causas da enxaqueca. A teoria anterior de que a enxaqueca seria um problema vascular no cérebro [3], está sendo refutada com pesquisas mais recentes que consideram a enxaqueca como um distúrbio cerebral complexo em várias áreas do cérebro e que não tem uma causa ou gatilho único [4].

Como lidar com a enxaqueca?

A enxaqueca, como dito anteriormente, causa dor e desconforto que podem ser incapacitantes. Por isso, o ideal para minimizar os sintomas como a dor de cabeça, náusea, fotofobia e fonofobia é deitar em algum lugar tranquilo, escuro e silencioso até que eles melhorem [1]. Medicações específicas para a enxaqueca somente devem ser utilizadas por recomendação médica. Fora das crises, é importante manter um estilo de vida saudável (com horas suficientes de sono, prática de atividades físicas e alimentação balanceada) e, se possível, evitar a ingestão de alimentos sabidamente desencadeantes, como bebidas alcóolicas, chocolate, queijo e embutidos [1].

TAGS : Dor de cabeça

Referências:

[1]: Wannmacher L, Ferreira MBC. Enxaqueca: mal antigo com roupagem nova. 2004; 1(8) - Consultado em 12/05/2020
[2]: Ahmed F. Headache disorders: differentiating and managing the common subtypes. British Journal of Pain. 2012; 6(3): 124–132. - Consultado em 12/05/2020
[3]: Heyck H. Enxaqueca. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 1962; 20(3): 200-211 - Consultado em 13/05/2020
[4]: Puledda F, Messina R, Goadsby PJ. An update on migraine: current understanding and future directions. 2017; 264(9): 2031–2039. - Consultado em 13/05/2020

MAT-BR-2001054

Matérias relacionadas

  • Mulher sentindo fortes dores na cabeça | Miniatura | Pronto Passou
    dor de cabeça
    2021-04-14DD.MM.YY
    Enxaqueca crônica: saiba mais sobre essa manifestação da doença
  • Homem com gripe e assoando o nariz | Miniatura | Pronto Passou
    gripe e resfriado
    2021-04-13DD.MM.YY
    A gripe pode causar dor de cabeça e tontura?
  • Quem nunca ouviu falar isso? Mas será que é verdade? Vem saber!
    dor de cabeça
    2021-03-30DD.MM.YY
    É verdade que o uso de uma compressa quente ou fria é capaz de amenizar o sintoma? Confira!