Homem com a mão na cabeça sentindo fortes dores | Sanofi

Dor de cabeça: o local específico da dor muda de acordo com a causa?

A dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns entre as pessoas em todo o mundo, atingindo de forma consistente aproximadamente 48% da população mundial e cerca de 95% das pessoas já sentiram pelo menos alguma instância desse sintoma ao longo da vida [1]. Embora ela afete mais as mulheres, a dor de cabeça pode ocorrer em pessoas de qualquer gênero, idade, raça ou condição socioeconômica [1].

Por isso é importante saber como identificar o tipo de dor que você está sentindo. Uma dúvida muito comum é se o local específico da dor pode mudar de acordo com a causa do problema. Para entender, confira os 3 tipos de dor de cabeça mais comuns e como identificar cada um deles.

Enxaqueca: a dor é geralmente é intensa e apenas de um lado da cabeça

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça comum e se caracteriza por dores moderadas a fortes, e pode ser ou não acompanhada por aura, um sintoma visual da enxaqueca, que acontece em cerca de um terço dos casos e que se manifesta, geralmente, como linhas luminosas em ziguezague [1].

Em geral, a dor da enxaqueca é sentida em apenas um dos lados da cabeça (unilateral), com sensação de pulsação ou latejamento na região afetada. Geralmente é frontotemporal, ou seja, é sentida na parte da frente da cabeça, próximo à têmpora. Além disso, a dor de cabeça pode ser acompanhada de náusea e sensibilidade à luz (fotofobia), a sons (fonofobia) ou a cheiros. Quando acontece em crianças e adolescentes menores de 18 anos, a enxaqueca pode ser bilateral [2].

Dor de cabeça tensional: é muito comum e geralmente se manifesta dos dois lados da cabeça

A dor de cabeça tensional é provavelmente o tipo mais frequente de cefaleia e pode chegar a atingir até 78% da população mundial [2]. Em boa parte dos casos, o sintoma é descrito como dor ou pressão, como se a cabeça estivesse envolvida por uma faixa apertada. Além disso, não costuma prejudicar as atividades habituais da pessoa afetada. Por ter um diagnóstico menos preciso, muitas vezes ela é diagnosticada pela ausência de sintomas típicos de outros tipos de dor de cabeça [1].

Esse tipo de dor de cabeça é mais frequentemente bilateral, ou seja, se manifesta nos dois lados da cabeça e é percebida como uma sensação de pressão na região afetada [2]. A dor de cabeça tensional pode durar de minutos a dias, mas geralmente não vem acompanhada de náusea, fotofobia ou fonofobia [2].

Cefaleia em salvas tem curta duração e grande intensidade

A cefaleia em salvas é o tipo mais comum das chamadas cefaleias trigêmino-autonômicas, um tipo de dor de cabeça de curta duração [1], muito intensa e acompanhada de sintomas como lacrimejamento, congestão nasal, plenitude auricular (entupimento dos ouvidos) e ptose (o termo técnico para pálpebras caídas) [2]. A localização da cefaleia em salvas é estritamente unilateral, podendo ser na altura dos olhos, acima deles, nas têmporas ou em qualquer combinação das três [2].

Esse tipo de dor de cabeça - a mais intensa entre os três tipos mais comuns - é mais frequente em homens jovens, especialmente os fumantes, que representam 65% dos casos. Em quase todos os casos, o consumo de bebidas alcoólicas é o gatilho da cefaleia em salvas [1].

TAGS : Dor de cabeça

Referências:

[1] Ahmed F. Headache disorders: differentiating and managing the common subtypes. British Journal of Pain. 2012; 6(3): 124-132 - Consultado em 15/04/2020
[2] Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS). The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalgia. 2013; 33(9): 629-808 - Consultado em 15/04/2020

MAT-BR-2001052

Matérias relacionadas

  • Mulher sentindo fortes dores na cabeça | Miniatura | Pronto Passou
    dor de cabeça
    2021-04-14DD.MM.YY
    Enxaqueca crônica: saiba mais sobre essa manifestação da doença
  • Homem com gripe e assoando o nariz | Miniatura | Pronto Passou
    gripe e resfriado
    2021-04-13DD.MM.YY
    A gripe pode causar dor de cabeça e tontura?
  • Quem nunca ouviu falar isso? Mas será que é verdade? Vem saber!
    dor de cabeça
    2021-03-30DD.MM.YY
    É verdade que o uso de uma compressa quente ou fria é capaz de amenizar o sintoma? Confira!