Imagem de um homem sentindo fortes dores nas costas

Dor nas costas: confira algumas dicas para corrigir a postura durante o home office

O home office é um novo formato de trabalho que já vinha ganhando força nos últimos anos e recebeu um número considerável de adeptos por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-19. Trabalhar em casa mudou a rotina das pessoas, com sensação de independência pessoal, possibilidade de diminuição de custos e até aumento da produtividade. [1]

Mas, se por um lado, o sistema pode facilitar a rotina, por outro, também pode desencadear diversos tipos de problemas físicos, como o crescimento das dores nas costas. Vamos entender melhor por qual razão trabalhar em casa tem gerado problemas na coluna e descobrir como corrigir a postura!

Dor nas costas: situação do passado, do presente e do futuro

A conhecida dor nas costas - ou lombalgia - acompanha o homem desde o início dos tempos, mas por conta do home office, muitas pessoas ainda não se habituaram aos cuidados necessários com essa região do corpo, como manter a coluna ereta na hora de exercer suas funções. Segundo especialistas, a dor nas costas é a responsável por grande parcela de entrada nos hospitais e ambulatórios de fisioterapia. Os números são tão alarmantes que estima-se que de 70% a 85% da população ainda vai sentir algum tipo de dor nas costas ao decorrer da vida. [2]

Até onde pequenos problemas fazem mal para as costas?

Trabalhar sentado durante muito tempo e de forma incorreta causa desequilíbrio muscular. A repetição constante de tarefas e, em muitas situações, a falta de instrumentos adequados, como uma cadeira ergonômica de qualidade, contribuem para o incômodo. Essa limitação funcional faz com que as dores nas costas afastem o profissional do trabalho e contribuam para a alta frequência em consultórios médicos. [3]

Como corrigir a postura da coluna em casa?

A primeira dica para resolver a dor nas costas causada pelo home office é ficar mais atento à própria postura corporal e corrigi-la. Manter a região da pelve inclinada para a frente, por exemplo, durante o trabalho, provoca instabilidade na coluna e pode causar desconfortos. [4]

Para reduzir o impacto das dores nas costas, a postura ereta (ou lordótica) é apontada como uma das mais saudáveis. Entre seus benefícios estão a diminuição da pressão dos músculos e a menor tensão criada nos ligamentos. Além disso, realizar movimentos clássicos, como estender as pernas e colocar um tornozelo sobre o outro, são técnicas que ajudam no processo de nivelamento da coluna. [5]

Que tal a compra de uma cadeira ergonômica, como já citado? As cadeiras flexíveis permitem maior estabilidade do quadril e auxiliam na redução da sobrecarga da coluna vertebral. Nessa mesma linha, também vale o investimento em assentos, encostos e suportes. [5]

As alterações na coluna podem ainda ser minimizadas com a prática regular de atividades físicas indicadas por um especialista. Indivíduos ativos, ou seja, aqueles que já fazem algum tipo de exercício, têm menos chance de sofrer com dor nas costas, já que os esportes melhoram a musculatura esquelética, contribuindo para a postura correta e para a redução do risco de lesões e músculos atrofiados. [3]

TAGS : Dor muscularDorflex

Referências:

[1] Rafalski JC, Andrade AL. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. Temas em Psicologia. Jun 2015; 23(2): 2-14. - Consultado em 22/12/2020
[2] Ferreira GD, Silva MC, Rombaldi AJ, Wrege ED, Siqueira FV, Hallal PC. Prevalência de dor nas costas e fatores associados em adultos do Sul do Brasil: estudo de base populacional. Revista Brasileira de Fisioterapia. Jan/fev 2011; 15(1): 31-36. - Consultado em 23/12/2020
[3] Barros SS, Ângelo RCO, Uchôa EPBL. Lombalgia ocupacional e a postura sentada. Rev. Dor São Paulo. Jul-set 2011; 12(3): 226-230. - Consultado em 22/12/2020
[4] Vergara M, Page A. Relationship between comfort and back posture and mobility in sittingposture. Appl Ergon. 2002 Jan;33(1):1-8. - Consultado em 23/12/2020
[5] Marques NR, Hallal CZ, Gonçalves M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas de postura sentada: uma revisão. Fisioterapia e Pesquisa. Jul-set 2010; 17(3): 270-276. - Consultado em 23/12/2020

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