Vem entender algumas formas de evitar as dores musculares!

Dores musculares: descubra como relaxar o corpo após um dia cansativo

Entre as várias possíveis causas da dor muscular, se destacam o esforço físico [1] e o estresse psicológico [2], que são fatores bastante presentes no dia a dia. Por isso, conhecer algumas técnicas de relaxamento corporal pode ser bastante útil para ajudar o corpo a descansar, especialmente após um dia longo e exaustivo. Quer saber quais são? Confira!

Conheça a técnica chamada relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo é considerado o método mais antigo de relaxamento e foi idealizado por Edmund Jacobson, médico fisiologista da Universidade de Harvard. A proposta envolve contrair e distender 16 grupos musculares do corpo, o que torna possível atingir um relaxamento profundo. Há também versões para 4 e 7 grupos musculares. [3]

O praticante deve aprender a tensionar e a relaxar os músculos do corpo até conseguir diferenciar o estado de relaxamento e de tensão. Assim, com o tempo, essa ação se tornará um hábito, o que facilitará o controle. [4]

O objetivo do relaxamento progressivo é gerar respostas do corpo opostas àquelas geradas pelo estresse, ajudando a regular a pressão arterial, a frequência cardíaca, a respiração e o trabalho muscular e, assim, mantendo as tensões do dia a dia sob controle. [5]

Jacobson reitera que, assim como qualquer outra aptidão que se aprende, o treino é essencial para atingir o relaxamento. Para chegar neste estágio, é recomendado que o relaxamento muscular progressivo seja feito uma ou duas vezes por dia. Além disso, o ideal é realizar a técnica com o auxílio de um terapeuta capaz de explicar as etapas de forma adequada. [6]

Os benefícios do alongamento

Uma alternativa mais simples é criar o hábito de se alongar. O alongamento faz com que os músculos fiquem mais flexíveis, fortes e saudáveis, evitando que se tornem fracos e incapazes de se estender durante os movimentos corporais, o que causa a dor. [6]

O alongamento deve ser feito antes de todos os outros exercícios físicos para evitar lesões e dores. Mas, os benefícios da prática vão além do fator físico: se alongar também pode reduzir o estresse, já que o aumento do fluxo da circulação sanguínea também chega ao cérebro e pode melhorar o humor. [6]

Ou seja, a dor muscular tem origens físicas e psicológicas e o alongamento pode auxiliar em ambas as questões. Também é válido somar exercícios de respiração e boa postura à rotina de alongamento. [6]

TAGS : Dor muscular, Dorflex

Referências:

[1] Tricoli V. Mecanismos envolvidos na etiologia da dor muscular tardia. Rev Bras Cien Mov 2001;9:39-44. - Consultado em 24/11/2020
[2] Almeida LMS, Dumith SC. Associação entre sintomas osteomusculares e estresse percebido em servidores públicos de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. BrJP. 2018 Mar; v. 1, n. 1, p. 9-14. - Consultado em 23/11/2020
[3] Borges EMN, Ferreira TJR. Relaxamento: Estratégia de intervenção no stress. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2013 Dez; n. 10, p. 37-42. - Consultado em 24/11/2020
[4] Rissardi GGL, Godoy MF. Estudo da aplicação da técnica de relaxamento muscular progressivo de Jacobson modificada nas respostas das variáveis cardiovasculares e respiratórias de pacientes hansenianos. Arquivos de Ciências da Saúde. 2007 jul-set;14(3):175-80. - Consultado em 24/11/2020
[5] Freitas GR, Calais SL, Cardoso HF. Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo. Psicologia Escolar e Educacional. 2018, vol.22, n.2. - Consultado em 24/11/2020
[6] Jesus, RS. Alongamento e Seus respectivos benefícios à saúde. Revista Gestão Universitária. 2018. - Consultado em 23/11/2020

MAT-BR-2004433

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