Ficar muito tempo de pe pode causar dor nas pernas e na coluna

Ficar muito tempo de pé pode causar dor nas pernas e na coluna?

A dor nas pernas e a dor na coluna podem se manifestar de forma conjunta, já que ambas estão dentro da categoria de dores que afetam os membros inferiores. [1] Conversamos com o ortopedista Paulo Kanaji para esclarecer as dúvidas sobre a relação entre o hábito de ficar muito tempo em pé e o surgimento de dores nas costas e nas pernas, já que muitas pessoas passam horas em pé, seja por causa da profissão ou devido ao deslocamento até o trabalho.

Entenda as causas da dor nas pernas e dor na coluna

A dor nos membros inferiores pode decorrer de uma variedade de causas. Postura inadequada, traumatismos, práticas esportivas, obesidade e anomalias congênitas são alguns exemplos. E não para por aí: as possibilidades são tão amplas que tanto ficar sentado quanto ficar em pé por muito tempo podem desencadear crises de dores nas costas e nas pernas. O problema está, na verdade, nos extremos. Tanto o sedentarismo quanto o esforço físico excessivo são causas. [1] ''Por isso, o ideal é balancear as horas sentadas e em pé'', afirma o ortopedista.

Doutor Kanaji explica o motivo pelo qual ficar muitas horas em pé pode ser desgastante para o corpo: ''A pressão aumenta e nosso sangue fica concentrado nas pernas, o que acaba sobrecarregando as articulações. Os maiores problemas são os circulatórios (nos membros inferiores), além de lombalgias (dor na região lombar da coluna), alterações posturais e artrose (desgaste das articulações). Os sintomas que podem surgir com esse problema são varizes, sensação de peso nas pernas, dor nas pernas e inchaço''.

Como aliviar as dores nas costas e nas pernas após um dia cansativo

 

A boa notícia é que a maioria dos casos dispensa cirurgia. Fazer um tratamento adequado já é suficiente para aliviar os sintomas. Para isso, a consulta com um médico especialista é essencial. O tratamento para dor nas pernas e na coluna foca na redução do processo inflamatório e pode incluir períodos de repouso, medicamentos anti-inflamatórios não hormonais e exercícios de alongamento. [2]

Manter um bom preparo físico é de extrema importância. ''O exercício físico é fundamental para fortalecer a musculatura e preparar o corpo para a atividade diária. A musculação e a corrida, nesses casos, vão trabalhar diretamente nas regiões que precisam estar fortes para manter o equilíbrio e a rotina'', explica o especialista. 

Pessoas que trabalham em pé e sofrem de dor nas pernas, e mais especificamente de dor no calcanhar, podem contar com o suporte de palmilhas confeccionadas sob medida para uso diário. [2] ''Usar meias de compressão também é uma boa alternativa, pois elas dão suporte aos músculos, o que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Elas são usadas para reduzir o inchaço das pernas'', acrescenta Kanaji.

O ortopedista também indica uma prática que pode ser feita diariamente ao chegar em casa após um dia cansativo de trabalho: ''Para aliviar a tensão e até mesmo reduzir as dores e os inchaços, oriento que seja feito um escalda pés. Encha uma bacia com água quente, porém, em temperatura suportável para entrar em contato com a pele. Despeje nela um pouco de sal grosso e óleos essenciais. Sente-se em um banco ou sofá e coloque os pés na mistura por, aproximadamente, 15 minutos''.

TAGS : Dor e sintomas, Dor muscular

Referências:

[1] Teixeira MJ, Yeng LT, Fernandes TD, Hernandez AJ, Romano MA, Forni JEN, et al. Dor nos membros inferiores. Revista de Medicina. 2001; 80(2), 391-414. Acesso em 24/02/2021
[2] Ferreira RC. Talalgias: Fascite Plantar. Revista Brasileira de Ortopedia. 2014; 49(3):213-217. Acesso em 24/02/2021

MAT-BR-2101292

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