Homem praticando alongamento | Sanofi

O alongamento pode ajudar a prevenir lesões em pessoas que trabalham dirigindo o dia todo?

Muita gente trabalha dirigindo todos os dias: taxistas, motoristas de aplicativos e de ônibus, caminhoneiros, etc. Esse grupo de pessoas corre maiores riscos de desenvolver lesões musculoesqueléticas, em função das várias horas de serviço em movimentos repetitivos, na mesma posição. [1] Será que uma solução simples como o alongamento é capaz de mitigar ou aliviar esses problemas? Descubra!

Os benefícios do alongamento

Como precisam ficar na mesma posição por muito tempo [2], os motoristas profissionais estão mais expostos ao risco de ter dores lombares, por exemplo [3]. No entanto, o alongamento pode auxiliar na prevenção, tratamento e alívio desses sintomas, diminuindo o risco de lesões e dores musculares. [4] Esse tipo de exercício impede que os músculos “esfriem” e aumenta o fluxo sanguíneo ao músculo, levando oxigênio, reduzindo a tensão e ajudando no relaxamento. [5]

Como colocar em prática?

Se praticado com exercícios de fortalecimento ou exercícios aeróbicos, durante 2 ou 3 vezes na semana, o alongamento tem função preventiva, ou seja, é interessante praticá-lo antes dos problemas começarem a surgir. [6] Antes de começar uma prática esportiva, alongue braços e pernas e relaxe os músculos do pescoço e o trapézio. Mas, para evitar qualquer problema, é importante fazer exercícios com a orientação de um profissional qualificado. O ideal é não ficar parado!

Os diversos problemas de saúde que podem afetar os motoristas

Não são apenas as lesões musculares que podem afetar quem passa o dia todo dirigindo. Diferentemente de profissionais que trabalham em ambientes fechados e climatizados, como lojas e escritórios, o motorista enfrenta um ambiente estressante, caótico e imprevisível: o trânsito. [2] Por isso, é comum que, além dos problemas físicos relacionados aos movimentos repetitivos, os motoristas também enfrentem fontes constantes de estresse que tornam a atividade ainda mais desgastante, com repercussões mentais e desgaste físico. [1]

TAGS : Dor muscular, Dorflex

Referências:

[1] Martins FF, Lopes RMF, Farina M. Nível de estresse e principais estressores do motorista de transporte coletivo. Boletim - Academia Paulista de Psicologia. V. 34, no 87, p. 523-536. - Consultado em 08/10/2020
[2]: Battiston M, Cruz RM, Hoffmann MH. Condições de trabalho e saúde de motoristas de transporte coletivo urbano. Estudos de Psicologia (Natal). 2006;11(3): 333-343 - Consultado em 17/03/2020
[3]: Amazonas RSF, Mejia DPM. Propostas ergonômicas em motoristas de ônibus urbano. Portal Bio Cursos. 2015. - Consultado em 17/03/2020
[4] Gordon R, Bloxham S. A Systematic Review of the Effects of Exercise and Physical Activity on NonSpecific Chronic Low Back Pain. Healthcare. 2016 Jun; 4(2): 22. - Consultado em 08/10/2020 [5]: Jesus RS. Alongamento e Seus respectivos benefícios à saúde. Revista Gestão Universitária. 2018. - Consultado em 17/03/2020 [6] Shiri R, Coggon D, Falah-Hassani K. Exercise for the Prevention of Low Back Pain: Systematic Review and Meta-Analysis of Controlled Trials. American Journal of Epidemiology. 2018 May: V 187, issue 5: 1093–1101. - Consultado em 08/10/2020

MAT-BR-2001060

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