Mulher deitada em um travesseiro confortável

Como escolher a altura certa do travesseiro para evitar dor no pescoço

Muita gente já acordou com aquela dor no pescoço e nas costas, fruto de uma noite mal dormida. Em muitos desses casos, o problema pode ser o travesseiro. Muito alto ou muito baixo, ele pode ser o causador de dores na região cervical [1][2]. Quer aprender como decidir qual é o melhor travesseiro para você? Confira nossas dicas para ter um sono mais tranquilo e acordar sem dores!

Dormir com o travesseiro na altura errada pode causar problemas

O travesseiro é um fator importante para uma boa qualidade do sono. Um produto de má qualidade, ou utilizado na altura errada, pode causar problemas de saúde no futuro, como dor no pescoço, nos ombros e até dor de cabeça. Independente de como você dorme, seja de barriga pra cima (decúbito dorsal) ou de lado (decúbito lateral), é importante utilizar um travesseiro da altura adequada [1].

A altura do travesseiro tem relação à posição na qual você dorme

A má postura ao dormir aumenta o estresse biomecânico na coluna cervical, levando a dor e desconfortos agudos e crônicos no pescoço, com implicações negativas na qualidade do sono.[2]. Se você costuma dormir “de barriga para cima”, o pescoço pode ficar desalinhado do resto da coluna (hiperextensão), desencadeando dor pela postura inadequada durante as 6 a 8h do sono. Neste caso, é recomendado um travesseiro com altura média a baixa para que a coluna cervical não seja sobrecarregada. Para os que dormem “de lado”, é importante utilizar um travesseiro que mantenha a altura da cabeça nivelada aos ombros, permitindo alinhamento da coluna. Nesse caso, também é recomendado um travesseiro fino entre as pernas para dar maior suporte à coluna lombar. [1] A posição com as costas para cima, por outro lado, é geralmente é associada a dores na coluna ao acordar, mas diversos estudos não conseguiram estabelecer dados definitivos quanto a isso. A posição lateral, em geral, é a mais adotada e recomendada para evitar dores nas costas. [3] [4]

Converse com o seu médico ou fisioterapeuta

Se você sofre de dores no pescoço ou ombros e supõe que exista uma relação com a postura inadequada ao dormir, é sempre recomendável conversar com o seu médico ou fisioterapeuta, que poderá orientar a altura adequada para o seu travesseiro ou mesmo o modelo mais indicado à forma como você dorme, melhorando a qualidade do sono e reduzindo sintomas como a dor no pescoço e nas costas ao acordar.

ZINC: SABR.CDOC.20.01.0065

TAGS : Dor no corpo

Matérias relacionadas

  • Mulher com duas crianças a sua volta | Miniatura | Pronto Passou
    dor muscular
    2021-04-14DD.MM.YY
    Estresse pode causar dor muscular?
  • Homem sentindo fortes dores | Banner | Miniatura | Pronto Passou
    analgésico
    2021-04-14DD.MM.YY
    Em quanto tempo um analgésico começa a fazer efeito?
  • Dor nas costas: que fatores contribuem para esse problema?
    dor muscular
    2021-04-06DD.MM.YY
    Dor nas costas: que fatores contribuem para esse problema?