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Dor nas costas: corrigir a postura pode ajudar no tratamento?

Dor nas costas é um problema extremamente comum que atinge cerca de 70% a 85% da população ao menos uma vez ao longo da vida. [1] Dor nas costas é um termo guarda-chuva para qualquer incômodo localizado ao longo da coluna vertebral, e por isso, está diretamente relacionado à postura corporal. [1][2] Continue a leitura para entender mais sobre a relação entre a dor nas costas e a postura correta e obter dicas de como corrigir a postura com a reumatologista Dra. Licia Mota.

Postura correta pode aliviar dor nas costas

Os diferentes tipos de dor nas costas têm causas diversas, como aumento da idade, sobrepeso, tabagismo e atividades físicas pesadas. O desgaste natural por envelhecimento se destaca por estar acompanhado de outros fatores, e entre eles estão os problemas posturais. [1] ''A dor nas costas costuma se manifestar por volta dos 30 aos 40 anos'', complementa a reumatologista.

Essa amplitude de possibilidades reafirma a necessidade da procura de um especialista para o diagnóstico correto. ''Temos várias causas possíveis dependendo do tipo de dor e da localização. É importante considerar se ela é resultante de um padrão mecânico ou inflamatório. Isso vai dizer se a dor piora com exercícios, com repouso ou com determinadas posturas'', explica a médica.

Definir o que é uma postura correta não é uma tarefa simples, mas, em geral, pode-se afirmar que é aquela que garante o equilíbrio dos músculos, ligamentos e discos intervertebrais. O objetivo é exigir o menor esforço possível dessas partes, para evitar fadiga desnecessária. [2] ''A má postura pode levar ao enfraquecimento dos músculos da região. Isso contribui para alterações que afetam a coluna vertebral. A má postura também pode afetar o sistema nervoso periférico, o que causa efeitos como dormência e formigamento'', detalha Dra. Licia.

Como corrigir a postura

É possível identificar posturas incorretas em várias atividades do dia a dia, desde a posição em que dormimos até como trabalhamos. Além de adquirir consciência corporal, parte do processo de como corrigir a postura está na adaptação do ambiente, mobiliário e na forma de trabalhar. [2] A Dra. Licia Mota cita alguns exemplos de práticas rotineiras que podem ser armadilhas para a dor nas costas: ''Passar várias horas parado na mesma posição, ficar muito tempo sentado com o tronco torto e pernas cruzadas, levantar peso e pegar objetos no chão incorretamente e usar mochilas e bolsas pesadas podem prejudicar a postura e desencadear dores''.

A manutenção da postura correta está relacionada ao tônus muscular. Essa ligeira tensão dos músculos no estado de repouso regula a postura e impede que os segmentos corporais envolvidos se desarranjem. [2] É por isso que a técnica recomendada para corrigir a postura, a reeducação postural global, conhecida como RPG, trabalha o alongamento dos músculos. Um músculo encurtado cria compensações em outros músculos próximos ou distantes, resultando na desarmonia que configura uma má postura. [3]

O RPG é um ótimo aliado da postura correta, mas nem sempre será o suficiente para curar a dor nas costas. ''O tratamento postural é um adjuvante importante, mas como a dor nas costas pode ser fruto de diferentes causas, apenas a postura correta não será suficiente para curar todos os casos, principalmente quando a dor nas costas é um sintoma de outras doenças. O diagnóstico correto é essencial'', conclui a reumatologista.

TAGS : Dor e SintomasDorlfex, Dor nas costas

Referências:

[1] Malta DC, Oliveira MM, Andrade SSCA, Caiaffa WT, de Souza MFM, Bernal RTI. Fatores associados à dor crônica na coluna em adultos no Brasil. Revista de Saúde Pública. 2017 Jun; 51 (suppl.1): 1-12. - Consultado em 19/02/2021
[2] Salve MGC, Bankoff ADP. Postura corporal - um problema que aflige os trabalhadores. Rev. bras. saúde ocup. 2003; 28 (105/106): 91-103 - Consultado em 19/02/2021
[3] Do Rosário JSP, De Sousa A, Cabral CMN, João SMA, Marques AP. Reeducação postural global e alongamento estático segmentar na melhora da flexibilidade, força muscular e amplitude de movimento: um estudo comparativo. Fisioter. Pesqui. 2008; 15(1):12-18. - Consultado em 19/02/2021

MAT-BR-2101146

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