Mulher sentindo dor no calcanhar

Dor no calcanhar? Saiba diferenciar problemas como entorse, luxação e outras lesões locais!

Você trabalha muito tempo em pé ou usa muito salto alto? Então já deve ter sentido aquela dor no calcanhar ou na planta dos pés no fim do dia. Além desses fatores associados às atividades de rotina, outras lesões - que podem ocorrer no ambiente de trabalho ou durante a prática de atividades físicas - podem te deixar com muita dor e até mesmo de repouso por um tempo. [1] Se você quer saber mais sobre os tipos de lesões mais comuns no calcanhar e nos pés, em geral, confira as informações que trouxemos para você e descubra como aliviar esse sintoma!

Luxação desloca os ossos e não deve ser ignorada

Luxar o tornozelo significa que os ossos foram deslocados dentro da articulação - e não significa necessariamente que houve alguma fratura (“osso quebrado”). [2] Você pode até achar que, por não haver fratura, a luxação é algo relativamente simples, que não exige muita preocupação, mas não é bem assim. Além de causar muita dor, um osso deslocado (“luxado”) pode causar problemas se não for tratado rapidamente. Não dê bobeira: procure um médico para fazer a realocação dos ossos e, se necessário, imobilizar o local.

O entorse pode causar rompimento dos ligamentos e precisa de auxílio médico

O entorse do tornozelo é um tipo de lesão muito comum que ocorre principalmente com atletas, corredores e pessoas que fazem caminhadas. Ele se caracteriza pelo rompimento dos ligamentos das articulações, algo que pode gerar uma dor muito intensa e que necessita de atendimento médico urgente. O entorse geralmente leva à imobilização do membro por algum tempo e muitas vezes necessita de fisioterapia para uma melhor reabilitação. [3]

Estiramento é o alongamento excessivo das articulações

O estiramento muitas vezes acaba sendo confundido com luxação ou entorse, mas na verdade é uma lesão que pode causar dor de nível leve a moderado e acontece quando os ligamentos das articulações são excessivamente tensionados. O estiramento pode causar dor e inchaço no local, mas o tratamento geralmente é conservador, envolvendo o uso de bolsas de gelo e anti-inflamatórios.[3] A recuperação é geralmente rápida e você pode voltar às atividades normais em pouco tempo.

Fascite plantar: a dor por esforço contínuo

A fascite plantar, apesar do nome complicado, é uma das causas mais comuns dores nos pés. Ela acontece quando o pé é cronicamente sobrecarregado por esforço, uso de salto alto, movimentos repetitivos, praticar atividades físicas com calçado inadequado ou simplesmente por você ficar muito tempo em pé. O tratamento da fascite plantar deve ser orientado pelo médico e normalmente é baseado em exercícios de alongamento, órteses (ex: palmilhas especiais), talas noturnas e anti-inflamatórios [4].

ZINC: SABR.CDOC.20.01.0065

TAGS : Dor no corpo, Dorflex

Matérias relacionadas

  • Mulher com duas crianças a sua volta | Miniatura | Pronto Passou
    dor muscular
    2021-04-14DD.MM.YY
    Estresse pode causar dor muscular?
  • Homem sentindo fortes dores | Banner | Miniatura | Pronto Passou
    analgésico
    2021-04-14DD.MM.YY
    Em quanto tempo um analgésico começa a fazer efeito?
  • Dor nas costas: que fatores contribuem para esse problema?
    dor muscular
    2021-04-06DD.MM.YY
    Dor nas costas: que fatores contribuem para esse problema?