Quem não se exercitou em casa nos últimos meses? Se liga nas nossas dicas pra fazer exercício sem se machucar!

Treinos em casa: confira algumas dicas para ficar ativo e evitar lesões

Dedicar-se à prática de exercícios físicos é um hábito muito importante para a saúde. Diversos estudos já comprovaram que manter o corpo ativo ajuda a melhorar a resposta do sistema imunológico a infecções, além de prevenir e tratar doenças crônicas, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares. [1] E quem deseja praticar exercícios sem sair de casa, seja por falta de tempo ou disposição, tem muitas opções a seu dispor. Confira a nossa seleção de atividades para você fazer seu treino em casa com segurança e evitar lesões!

Quais são os mais recomendados treinos para fazer em casa?

Os exercícios aeróbicos são ótimas opções para compor treinos para fazer em casa, já que é possível fazê-los sem aparelhos, com o uso de escadas e inclinações. Mas, para quem preferir, dá para utilizar equipamentos fáceis de adquirir, como uma esteira ou uma bicicleta ergométrica. Há também os exercícios anaeróbicos, como as atividades de fortalecimento muscular. Como exemplo, podem ser citados os agachamentos, flexões, abdominais e elevações de panturrilhas. [1]

Outra modalidade que pode ser praticada é o treino funcional em casa. O treinamento funcional originou-se com os profissionais de Fisioterapia, que usavam-no como medida emergencial para pacientes em recuperação de algum tipo de lesão ou cirurgia. Com ótimos resultados, os treinos funcionais popularizaram-se porque elevam o condicionamento físico e atlético, além de minimizar possíveis lesões. [2]

O treino funcional em casa tem a vantagem de oferecer um planejamento individualizado, independentemente das condições físicas do praticante, com o auxílio de um profissional. Como resultado, há aumento de massa muscular, força, flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade e equilíbrio. [2]

Aquecimento e alongamento ajudam no combate às lesões

Antes de começar o seu treino em casa, é imprescindível aquecer o corpo. O aquecimento prepara o organismo, especialmente os sistemas cardiovascular e pulmonar, para a prática esportiva, aumenta o desempenho e diminui o risco de lesões. Os movimentos não devem ser muito intensos e devem envolver os músculos que serão trabalhados nos exercícios. [3]

Já o alongamento é um dos mais completos e recomendados exercícios para todas as idades. De fácil execução e com os atributos perfeitos para ser realizado em casa, ele mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, o que diminui os riscos de dores nas articulações e possíveis distensões. [3]

A importância de um auxílio profissional ao praticar esportes

Você sabia que 42% das lesões sofridas durante a prática esportiva acontecem em casa? Um dos grandes motivos para essa alta taxa é a falta de ajuda de um profissional habilitado, como um personal trainer, cujo objetivo é acompanhar os passos e dar orientações para uma melhor performance. [4]

Outro passo importante para evitar lesões é não se apressar para fazer seu treino em casa. Antes de colocar a camisa para suar, marque uma avaliação física com seu médico de confiança. Com ou sem personal trainer, fazer um check-up proporciona resultados no longo prazo, como a prevenção de lesões, além de levar em consideração uma série de exames que podem contribuir para o seu bem-estar. [5] Por isso, deixe o medo e a preguiça de lado e procure um especialista com urgência para evitar transtornos no futuro.

TAGS : Dor de Cabeca, Dor e sintomas

Referências:

[1] Nogueira CJ, Cortez ACL, Leal SMO, Dantas EHM. [1]Precauções e recomendações para a prática de exercício físico em face do COVID-19: uma revisão integrativa. Health Sciences. 2020. Consultado em: 25/01/2021.
[2] Teotônio JJSO, Blumer LM, Santos MS, Carvalho TB, Viana HB. [2]Treinamento funcional: benefícios, métodos e adaptações. EFDesportes. Mar 2013; 178. Consultado em: 25/01/2021.
[3] Jesus RA. [3]Alongamento e seus respectivos benefícios a saúde. Revista Gestão Universitaria. Publicação online: 25 mai 2018. Consultado em: 25/01/2021.
[4] De Sousa EA, Cunha FMAM. [4]A incidência de lesões desportivas advindas da prática do treinamento resistido: uma revisão integrativa. EFDeportes. Mar 2016; 214. Consultado em: 25/01/2021.
[5] Silva JA, Simionato AR, Siqueira LOC, Macedo AG. [5]A importância da avaliação física para a prática e prescrição do exercício físico. Revista Educação Física UNIFAFIBE. Setembro 2018; 6: 71-79. Consultado em: 25/01/2021.

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