Homem com sintomas de gripe e resfriado assoando o nariz

Gripe ou resfriado: Quais são os primeiros sintomas? Como saber qual dos dois você tem?

Nariz entupido e escorrendo, febre, indisposição…  e aí você já diz para o colega de trabalho: “peguei uma gripe”. Será? A confusão entre gripe e resfriado é muito comum, principalmente pelos sintomas, similares em ambos os quadros, como a coriza, congestão nasal e mal-estar geral [1][2]. No entanto, saber diferenciar uma gripe de um resfriado comum pode ajudar muito na solução - e, principalmente, na prevenção - de doenças. Para explicar melhor esse assunto, conversamos com Naihma Fontana, médica infectologista, que esclarece algumas dúvidas.

O resfriado comum causa espirro, nariz entupido e coriza


Segundo a infectologista, o resfriado pode ser provocado por inúmeros vírus.”Existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado, entre eles os rinovírus, parainfluenza e vírus sincicial respiratório, sendo os sintomas mais comuns coriza, obstrução nasal, espirros, lacrimejamento, mal-estar geral e febre”. O resfriado pode afetar a produtividade no trabalho e deixar o doente debilitado por alguns dias, [1] mas não chega a ser uma doença grave. “São doenças brandas, benignas e auto-limitadas. Diferentemente do vírus Influenza, são raras as complicações relacionadas ao resfriado”, afirma a médica.

Gripe pode atingir os pulmões e provocar tosse


Apesar de as duas doenças serem virais, a gripe é transmitida por um tipo específico de vírus, o Influenza. De acordo com a dra. Nahima, alguns sintomas são de fácil identificação. “A 'gripe' diz respeito ao vírus Influenza, que é uma doença viral febril, geralmente benigna e autolimitada em indivíduos sem outras doenças, com recuperação em 3 a 7 dias [2]. Os sintomas são febre, coriza, obstrução nasal, lacrimejamento, dor de cabeça, dores musculares (mialgias), mal- estar geral, prostração, perda do apetite (inapetência) e, por vezes, tosse seca e odinofagia (dor de garganta) se há acometimento de orofaringe. Tais vírus são transmitidos por aerossóis (pela eliminação de minúsculas partículas por meio da tosse, respiração ou ao falar que permanecem em suspensão no ar, podendo contaminar diversas pessoas e locais)”.  Além desses sintomas, podem ocorrer dor de cabeça, náuseas, vômito e diarreia. [2]

Já tomou a vacina?


Sobre a gripe, a médica esclarece que, como uma virose, a gripe pode passar rápido, mas também pode se agravar, especialmente em quem está com a imunidade baixa. “Algumas pessoas, como idosos, crianças abaixo de 5 anos, gestantes e pessoas com outras doenças debilitantes (comorbidade) possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à Influenza, como insuficiência respiratória e óbito”, alerta a infectologista. Por isso, a vacina contra a gripe, oferecida gratuitamente pelo SUS, é imprescindível para se prevenir contra as complicações do vírus influenza. “A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da Influenza e deve ser administrada anualmente antes das estações mais frias do ano, quando aumenta a incidência da doença na população.”, enfatiza a médica. 


Cuidados básicos podem prevenir gripes e resfriados 


Além da vacina contra a gripe, alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos e desinfetá-las com álcool em gel frequentemente, podem diminuir as possibilidades de contágio [2]. É bom lembrar que doenças virais simples, como o resfriado, na maioria das vezes, se resolvem sem necessidade de intervenção médica [1], por isso, repouso, boa alimentação e se hidratar podem ser o melhor remédio.

Médica entrevistada: 

Dra. Naihma Salum Fontana 
CRM-SP: 139391

 Código ZINC:  SABR.CDPM.20.06.0776

Matérias relacionadas

  • Mulher deitada com gripe | Miniatura | Pronto Passou
    gripe e resfriado
    2021-04-22DD.MM.YY
    Resfriado: sintomas, causas e como tratar essa infecção viral muito comum
  • Homem tomando chuva | Miniatura | Pronto Passou
    gripe e resfriado
    2021-04-22DD.MM.YY
    Ficar com as roupas úmidas após uma chuva pode favorecer um resfriado?
  • Imagem de uma sopa saudável | Miniatura | Pronto Passou
    alimentação saudável
    2021-04-22DD.MM.YY
    Quais alimentos podem ajudar na recuperação de um resfriado?